quarta-feira, 6 de junho de 2012

A romaria.


A romaria, uma das tradições do Alto Minho

As festas de Cardielos começaram no dia 17, sexta feira, e acabaram no dia 20, domingo. Iniciaram-se com a procissão de velas, às 18 horas. As 21h, começou o desfile com os Ranchos Folclóricos, desde o lugar de Salgueiro até ao largo da Igreja, onde atuaram. Seguidamente, houve o concerto de música popular pelo grupo Bibólima. O primeiro dia de festa terminou com uma sessão de fogo de artifício e de morteiros.
No dia seguinte, às 14h, realizou-se um desfile com a mordomia da festa, acompanhada pela Banda de Gaitas de Foles de São Tiago de Cardielos, que muito alegrou os forasteiros presentes. Esta Banda despediu-se à 23.30h. Seguiu-se a atuação do artista Rui Bandeira com a sua banda e duas bailarinas que animaram toda a gente com as suas coreografias. As pessoas divertiram-se bastante, aplaudiram, acompanharam os temas e até dançaram ao ritmo das canções. Este dia de festa terminou com uma fantástica sessão de fogo de artifício que encantou os olhares apontados para o céu.
No domingo às 10.30h, celebrou-se a Eucaristia de Ação de Graças à N.ª Senhora do Amparo, padroeira da festa, em que os devotos encheram a igreja paroquial. No final, deu entrada uma Banda de Música e ao início da tarde uma outra. Às 15.30, reentrou a Banda da terra, que é composta por rapazes e raparigas que tocam maravilhosamente as gaitas de foles. As três bandas acompanharam a solene procissão, onde se incluíram os andores, adornados com flores naturais, dos Santos mais venerados da freguesia: Sr.ª do Amparo, N.ª Sr.ª de Fátima, São Tiago e S. José. As ruas por onde passou a procissão estavam engalanadas e eram muitas as pessoas a assistir, bem como a acompanhar, o que mostra o sentido religioso das gentes da nossa terra e dos visitantes. O último dia das festividades de 2012 foi encerrado com a despedida das bandas filarmónicas presentes e com os tradicionais foguetes.
Para o ano irá repetir-se as festividades, mas até lá, não faltam romarias por estas terras vianenses…

David Parente e Raul Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário