quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O peixe de gelo Nani




Era uma vez um peixe de gelo, transparente, só se lhe via os olhos, a boca e a espinha dorsal. O Nani, este peixe de gelo, vivia lá no Pólo Norte, no Oceano Ártico onde tudo é branco e as águas estão sempre geladas.
Habituou-se a viver sossegado, porque ninguém o via e assim não tinha que fugir dos predadores.
Mas, por outro lado sentia-se aborrecido. Não tinha ninguém com quem brincar.
Um dia, na época de degelo, ele ouviu o canto das baleias de bossa e ficou de repente frente a frente com uma baleia-bebé. Ficou cheio de medo.
A baleia, ao vê-lo, com o seu olho gigantesco, fixou-o muito curiosa. Nunca tinha visto um peixe assim.
Perguntou-lhe:
- Como te chamas, nunca tinha visto ninguém como tu?
_ Sou um peixe de gelo, e chamo-me Nani e consigo viver nestas águas geladas porque não congelo, mas sinto-me tão triste, porque não tenho amigos, e és o primeiro que me vê e que fala comigo…
- Pois é, sabes que as baleias têm uma vista muita apurada, veem tudo…
E foi assim que o Nani encontrou uma nova família, com quem podia falar e estar.




                                                Octávio Casimiro Brito Cerqueira, 6ºA- Grupo I

Sem comentários:

Enviar um comentário