terça-feira, 26 de junho de 2012

O chapéu das quatro fases da Lua


video




Era uma vez quatro luas. Melhor, quatro fases da Lua, esse planeta maravilhoso que nos faz sonhar… Cada uma tinha o seu nome. Chamavam-se assim: a fase de quarto minguante, Mafalda; a lua nova, Teresa; a fase de quarto crescente, Juliana, e a lua cheia, João. Esta fase era a única masculina. Parece estranho, não é?!...

Estas luas eram muito amigas umas das outras, por isso eram inseparáveis. Certo dia – ou seria noite?! - a luaTeresa foi de férias e as suas amigas ficaram muito tristes, porque ela iria para a Autrália durante muito tempo. Mas, como em tudo na vida, há que ter coragem para enfrentar também os momentos que não são tão agradáveis… Então, o João, a Juliana e Mafalda foram levar a sua amiga ao aeroporto. Depois das despedidas, vieram para casa muito tristes. Repararam que a amiga viajante levava uma lágrima teimosa na sua face, embora tentasse disfarçar. Contudo, eles não se esqueciam de que poderiam contactá-la sempre que quisessem.

Com o passar do tempo, lembraram-se de ligar para a sua amiga Teresa, mas ela não atendeu. Ficaram muito atrapalhados a pensar no que lhe teria acontecido. Precipitação de amigos, claro está!
No entretanto, o João teve uma ideia e partilhou-a:
- Já sei! Vamos a facebook e vemos se ela está online!
 As restantes fases concordaram e lá foram até ao computador. Desta vez tiveram sorte, porque ela estava, de facto, online. Teclaram muito. Ela explicou-lhes que tinha estado sem cobertura de rede, por isso não pôde estabelecer contactos durante algum tempo. No final da conversa, ficaram todos contentes por ela lhes ter anunciado que chegaria na próxima quarta-feira. Ena! Já era domingo…

No dia em que chegou, lá foram todos buscá-la ao aeroporto. Logo que a viram, sentiram uma alegria enorme! Como amigos que eram, ofereceram-lhe um lindo e perfumado ramo de flores. Este gesto comoveu-a… Foram para casa e conversaram sobre o que a amiga viveu no tempo em que esteve ausente. Esta contou-
-lhes as suas histórias da nova experiência com imenso entusiasmo, mas fez questão de lhes dizer que, em todas as noite, sentia saudades deles… Quando uma das fases já estava de serviço, iluminando a Terra, as outras foram descansar.

No dia seguinte foram todos para a praia. Levaram as toalhas, os protetores solares, os óculos de sol, e os chapéus. Não esqueceram o jornal do dia, para ficarem a par das notícias. Gostavam de estar informadas.
Ao fim de algum tempo, avistaram um jovem que tinha um chapéu muito engraçado e decidiram ir cumprimentá-lo. Ficaram a saber que se chamava Raúl e que era muito simpático, para além de fascinado pela Lua. Aliás, era um jovem que andava muitas vezes com a “cabeça na lua”, como diziam os seus amigos, tal era a sua ditração…
Depois de uma longa e animada conversa na esplanada da praia, o Raúl ofereceu-lhes o seu chapéu para que cada uma colocasse uma foto sua. Os quatro amigos ficaram encantados com o pedido e deixaram-se fotografar, sorridentes. Foi desta forma que o chapéu de praia do novo amigo ficou decorado com as imagens das quatro fases da Lua…


Raúl Gomes, Grupo 5

Sem comentários:

Enviar um comentário