quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Menino Miguel


Era uma vez o menino Miguel, que vivia sozinho com o seu cão Tobias.

O Miguel ainda era pequeno, tinha 14 anos e tomava conta de si próprio como um adulto. A mãe, no seu aniversário, deu-lhe de prenda um cão pequeno. Depois, quando o Miguel perdeu a sua mãe, andou sempre acompanhado com o seu cão. Ele fazia do cão o seu pai e até o tratava por “pai”. O cão ladrava como se estivesse a responder e o fosse mesmo.

O Miguel todos os dias ia passear e tomar café com o seu cão Tobias. Quando ia trabalhar, o Tobias acompanhava-o e também trabalhava. O Miguel e o “pai–cão trabalhavam os dois na mesma fábrica.

O menino todos os dias fazia as refeições para ele e para o “pai” Tobias e comiam os dois à mesa. Era o Tobias quem a preparava: toalha, pratos e copos, talheres, guardanapos…

Certo dia, o menino Miguel lembrou-se de fazer um piquenique com o Tobias no jardim grande, bonito e perfumado pelas muitas flores existentes. Lá havia muita gente. Tinha mais raparigas do que rapazes e o Miguel passava o tempo a olhá-las. Uma delas também olhava para ele. Era a Papoila. A Margarida perguntou à amiga Papoila:

- Para onde estás a olhar?

A Papoila disse:

- Estava a olhar para aquele rapaz ali, é tão girinho!

A Margarida respondeu rapidamente:

- Se estas apaixonada por ele, porque é que não vais falar-lhe? Porque não lhe dizes que gostas dele e pedes para namorar contigo?

- Obrigada, amiga, pela ideia que me deste! Amanhã, vou a casa dele convidá-lo para vir tomar café comigo. Assim, aproveito e falo mais seriamente com ele.

A Margarida respondeu:

- Assim é que eu gosto de ouvir! Vai lá, mas com juízo!...

A Papoila afirmou:

- Não te preocupes, amiga! Depois conto-te tudo. Beijinhos. Torce por mim!

E não desistiu da ideia. No dia seguinte, a Papoila, ao chegar a casa do Miguel, bateu à porta e disse:

- Olá, Miguel! Sou a Papoila e venho convidar-te para tomares um cafezinho comigo. Queres vir?

O Miguel continuava olhar para ela de alto a baixo e respondeu:

- Claro que sim! Eu vou tomar café contigo. Só vou preparar-me. Entra e espera um bocadinho.

A Papoila ficou toda contente por ele aceitar o convite e por ter uma casa grande e bonita, toda colorida com imagens de flores na parede.

Entretanto, o menino Miguel disse:

- Já estou pronto. Vamos!

E a Papoila respondeu:

- Sim, vamos! Ela já estava a ficar “derretida” por ele… Depois, estavam os dois já a saborear o café, quando a Papoila declarou algo receosa:

Eu queria falar contigo, mas não tenho coragem!...

O menino Miguel respondeu:

- Diz, não tenhas medo!

A Papoila ficou mais aliviada e começou a contar: eu ontem estava no jardim grande, comecei a olhar para ti e fiquei apaixonada.

O Miguel respondeu:

- Eu também estava sempre a olhar para ti, Papoila. Também fiquei apaixonado por ti… Gosto mesmo muito de ti. Para mim, és linda como o céu!

A Papoila ficou toda emocionada, aproveitou a oportunidade e perguntou:

- Queres namorar comigo?

O Miguel ficou a olhar para ela e respondeu:

- Claro que quero namorar contigo, minha linda Papoila!!

Nesse momento, a Papoila e o Miguel deram um beijo. O cão Tobias começou a ladrar, mostrando que estava feliz por ele arranjar uma papoila tão bonita e perfumada.

Um dia, o Miguel resolveu casar com a Papoila. Eles e o seu cão Tobias formaram uma família feliz para sempre…

Nota: O Miguel e a Papoila começaram a namorar quando tinham 20 anos. Isto quer dizer que o menino Miguel dos catorze aos vinte anos cresceu muito e modificou. Agora já é um adulto e é tratado por senhor Miguel.

Andreia Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário