terça-feira, 16 de novembro de 2010

Uma jovem de 15 anos


Era vez uma jovem de 15 anos, chamada Sónia, que vivia em Santa Marta de Portuzelo e que sonhava ter um cão. Gostava de ter um cão grande, esperto e bonito - um pastor alemão. Como já tinha trabalhado no consultório de uma veterinária, decidiu fazer-lhe uma visita. Obteve o contacto de uma senhora que pediu 150 euros por um cachorro. A Sónia ficou contente com o presente da mãe. Já tinha um pastor alemão chamado Snoopy.

O animal adaptou-se bem à nova casa e foi crescendo…

Até brincava com a Bruna, sobrinha da Sónia.

A menina de três anos começou a aprender o nome dos animais. Era muito curiosa e queria saber como era o elefante e a girafa. Era um bom momento para realizar o sonho de ir ao Jardim Zoológico, em Lisboa. Partiram num fim-de-semana de Setembro, de autocarro, a partir de central de Viana do Castelo.

-Tantos animais de diferentes espécies! São tão grandes! - Disse a Sónia muito admirada.

Como o clima estava agradável e ainda havia tempo, partiram de comboio, rumo ao Algarve, para ver os golfinhos no Zoomarine. Assistiram a um espectáculo maravilhoso! Porém, chegou a hora de regressar a Viana. Viajaram de comboio muito bem acompanhados: um jovem alto, magro de olhos castanhos, moreno, de cabelo com crista e andava com brinco. Era simpático e conversava muito. Arranjou um trabalho novo e a profissão dele era ajudante de cozinheiro num restaurante. Chamava-se Tiago e a Sónia interessou-se por ele. Trocavam mensagens, telefonemas e, um dia, o rapaz convidou-a para ir ao restaurante onde ele trabalhava para um jantar romântico. Aproveitou para pedir em casamento a Sónia. A jovem não estava à espera e ficou muito feliz. Falou com a mãe e começaram a preparar a festa.

Num domingo de Março, celebrou-se o casamento na Igreja Paroquial de Santa Marta. O Tiago deixou o Algarve para viver com a Sónia em Serreleis.

Ao fim de um ano, nasceu uma Filipa e, dois anos depois, nasceu o Miguel. Dois filhos bonitos e saudáveis do casal.

A vida corria bem, pois o Tiago continuava a trabalhar no restaurante e a Sónia no Hospital a cuidar dos doentes. Foram juntando dinheiro e compraram um carro preto Megane necessário para transportar as crianças e fazer as viagens para trabalhar.

Os anos foram passando e o casal tinha feito muitos amigos. O Tiago tinha um colega de trabalho que adoeceu e ficou internado no hospital. Era o Alexandre que era casado com a Rita. Esteve algum tempo no hospital e a Sónia cuidava bem dele. Quando recuperou, decidiu viajar até à Guiné-Bissau, sua terra de origem, para visitar os seus familiares e matar saudades.

Como forma de agradecer os cuidados da Sónia, Alexandra convidou-a assim como ao marido e aos filhos a viajar até Guiné-Bissau.

Ao longo dos anos, a Sónia esforçou-se e trabalhou para ser uma pessoa feliz e melhorar a sua vida. Devemos sonhar e lutar para sermos felizes.

Sónia Dantas

Sem comentários:

Enviar um comentário