Em linguagem e Comunicação lemos o livro ´´O Grilinho Tenor´´, de Palmira Martins. Este livro conta uma história muito bonita, mas, ao mesmo tempo triste, de um grilo que gostava muito de cantar.
Um dia, o grilo foi apanhado por um menino que o fechou numa gaiola. Aí, o grilo ficou muito triste e não cantava. Não podia ensaiar com os seus amigos insetos e também não podia dar concertos, nas noites de verão. O menino, muito admirado com o silêncio do grilo, decidiu falar com ele. O inseto era muito especial porque conseguia falar com as crianças. Assim, explicou ao rapaz que se sentia triste porque, ali preso, não podia cantar com os amigos. O menino sentiu que o que estava a fazer era errado e decidiu soltar o grilo.
A partir daquele dia, todas as noites podia ouvir os concertos dos insectos.
As ilustrações do livro, de Tânia Clímaco, são muito apelativas, têm muita cor e imagens que representam muito bem a história. É curioso que o grilo veste um casaco semelhante aos casacos dos tenores reais.
A gaiola onde o menino prendeu o grilo era dourada e brilhava, no entanto, e apesar da beleza da gaiola, o inseto mantém-se quieto, triste e não cantava.
Gostámos muito da história deste grilo e de como ele conseguiu emocionar o menino e convencê-lo de que apenas poderia continuar a cantar se estivesse livre, no campo, junto com os seus amigos.
Grupo 2
gosto
ResponderEliminar