Com a fantástica história construída por Luís Represas, célebre cantor que se estreou na escrita com este livro e que visitou a nossa Escola no ano letivo anterior, ficámos a conhecer um pouco do mundo fabuloso que existe debaixo do mar. Ali, habitam várias espécies de animais marinhos, de imensos corais e recifes e de algas com diferentes sabores.
Conhecemos o cavalo-marinho chamado Tição, que é o herói da história. Até descobrimos que existem peixes-anjo e o peixe-trompete, que parece mesmo uma corneta e faz ta-tara-ta...
O mundo submarino é "lindo de morrer" e as ilustrações da artista Catarina França são fabulosas!
Com a leitura da obra, percebemos que o Tição desobedeceu aos pais e ultrapassou o Cabeço das Gorgónias, que era o limite das brincadeiras dele e dos amigos. Juntos, e convencidos por Tição, passaram por uma grande e assustadora aventura!
Depois de escaparem sãos e salvos, o Tição mostrou a sua coragem e honestidade e contou a verdade ao pai sobre o sucedido. Este, por um lado, estava zangado pela grande asneira do filho, mas, por outro, orgulhoso da sua atitude de lealdade. Por essa razão, não o castigou.
No final da história, entendemos que a Rainha, uma jovem eguazinha-marinha, não só mostrou admiração e amizade, mas também amor pelo Tição! Este era negro por fora, mas, na sua opinião, muito iluminado por dentro e deu-lhe um beijo. Para ela, o cavalo-marinho, só pela luz interior que tem, revelou maravilhas maravilhosas que todos podem ver mesmo de olhos fechados e no meio da escuridão mais escura.
O Tição ficou, pelo resto da noite, a pensar no que a Rainha lhe tinha dito de tão especial...
Sem comentários:
Enviar um comentário