Era uma vez um pássaro que se chamava Troca-Tintas e morava no quintal da casa do professor Luís velho. Tinham dado este nome ao pássaro porque ele estava sempre a mudar de opinião, ora gostava de amarelo ora preferia o verde, ora queria namorar com a Joana ora morria de amores pela Carla, ora queria comer sementes ora desejava pôr o bico num delicioso bacalhau com natas …por estas e por outras o chamavam de Troca-Tintas.
Certo dia, combinou com os amigos fazer uma viagem até ao norte do país, mas como estava sempre a mudar de opinião, ao sair de casa, resolveu voar para sul.
Voou, voou … até que, cansado, resolveu parar para descansar as asas num telhado de uma casa. Reparou que não conhecia o local e percebeu que já não sabia voltar para casa.
Adormeceu e quando acordou sentiu-se muito incomodado com o cheiro a lixo à sua volta, percebeu que tudo o que o rodeava estava poluído, até mesmo as nuvens estavam cheias de água mal cheirosa … e, azar dos azares, não é que começou a chover mesmo em cima do Troca-Tintas!
Ia ter de passar horas na banheira a esfregar as penas para se livrar daquele cheiro.
Encontrou, por acaso, no meio de todo aquele lixo um foguetão. Desta vez, o Troca-Tintas estava com sorte, o foguetão tinha um sistema de GPS que o levou direitinho a casa.
Já em casa, e depois do banho tomado, o Troca-Tintas pensou: - Não volto a dizer uma coisa e a fazer outra! Esta serviu-me de emenda!!!
Será que cumpriu a promessa??? Não sei… ele é o Troca-Tintas!
Manuel Casimiro
Sem comentários:
Enviar um comentário