terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A história do Ouriço Cacheiro






Era uma vez um ouriço chamado «O senhor da terra», que vivia num bosque.
O ouriço era bonito, gordo e pequeno, com olhos castanhos e só estava bem guardado na sua toca grande. Ele só vinha para fora quando estava sol.
Este animal despertava a curiosidade das pessoas que gostavam de ir sempre à sua toca para ver como era feito o seu habitat. Comentava-se que este ouriço era diferente dos outros. Os seus espinhos eram muito aguçados e de uma cor fora do comum: cinzento! O seu ninho era feito de folhas e de restos de plantas. Durante o Inverno, hibernava e só na Primavera é que saía do ninho e vinha aproveitar os raios de sol.
Um dia, quando estava a despertar de uma noite bem dormida, surpreendeu-se com a sua amiga raposa. Já há muito tempo que não a via… um Inverno completo! A Pacífica (raposa) veio cumprimentar o ouriço e avisá-lo para que tivesse cuidado com os seus inimigos, pois a Primavera tinha despertado a fome. Entre os seus inimigos estavam as outras raposas, texugos, águias, mochos e corujas. O ouriço agradeceu à sua amiga e prometeu ter cuidado.
No entanto, quando estava na sua toca, assustou-se com uns barulhos estranhos. No momento em que foi ver, eram os seus inimigos. Aflito, começou a pedir ajuda e veio a sua amiga acudir, com outros animais. Houve luta entre a Pacífica, as suas primas raposas e dois texugos. Apesar de ferida, a amiga do ouriço conseguiu salvá-lo ele acabou por fazer um jantar para comemorar. O Senhor da Terra é muito bom cozinheiro e pôs na sua mesa insectos, (gafanhotos, escaravelhos, moscas), minhocas, caracóis, ovos de aves, pequenas rãs e répteis, cereais e frutos silvestres. A sua amiga adorou o manjar.
 Depois do jantar, a raposa já estava com sono e foi dormir para a sua toca. O dia tinha sido cansativo para ambos e o ouriço também se deitou.

Sónia Dantas

Sem comentários:

Enviar um comentário